Saneamento da CAGEPA em Campina Grande que está entre os 18 melhores do país, é destaque em rede nacional (Assista)

23/12/2017 00:030 comentários

Cagepa 2Segundo estudos da Macroplan, que foi destaque no Jornal da Globo da noite da quarta-feira, 20, no quadro em que o jornalista e analista econômico Carlos Sardenberg,  avalia a utilização de  recursos pelos municípios brasileiros. A cidade de Campina Grande está entre os municípios brasileiros como destaque, principalmente no quesito saneamento. 

Em estudo elaborado pelo Instituto Trata Brasil, dois municípios paraibanos estão muito bem posicionadas no novo Ranking do Saneamento Básico entre as 100 maiores cidades brasileiras. O levantamento mostra que Campina Grande ocupa a 18ª posição no País, sendo a segunda melhor do Nordeste. Assim como João Pessoa, a Rainha da Borborema também aparece entre as 16 cidades no Brasil em que 100% da população urbana é atendida com água tratada. Na 42ª colocação geral, João Pessoa aparece em 1º lugar entre as capitais nordestinas e a 9ª no Brasil.

No quesito esgotamento sanitário, as duas cidades paraibanas também se destacam no ranking. Campina Grande tem uma cobertura de 88,28%, enquanto João Pessoa de 75,71%. Para o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Hélio Paredes Cunha Lima, o estudo do Trata Brasil serve para comprovar os investimentos feitos pela gestão do governador Ricardo Coutinho em João Pessoa, Campina Grande e em todas regiões do Estado.

Prefeito de Campina Grande pega carona nos resultados da CAGEPA

Wiltom Maia Velez, presidente do STIUPB, sindicato que concentra o maior número de trabalhadores da CAGEPA , falou sobre o resultado com a reportagem do Paraíba Geral e disse que o prefeito Romero Rodrigues tenta pegar carona com os bons resultados da CAGEPA. 

“Este resultado é importante e oportuno, pois a CAGEPA  e seus colaboradores vem sendo vítimas de uma campanha difamatória por parte de vereadores aliados ao prefeito Romero Rodrigues (PSDB), e nesta hora de bons resultados aproveitam para pegar carona, como se o mérito fosse da gestão municipal, quando na verdade o que a prefeitura faz com a CAGEPA é uma tentativa de privatização”, disse Wilton Maia.  

O Ranking do Saneamento Básico que avalia, anualmente, as 100 maiores cidades do Brasil em relação à evolução dos indicadores de água, esgotos, investimentos e perdas de água nas maiores cidades e com foco nas capitais brasileiras, apontou a CAGEPA como a companhia de saneamento com a menor taxa de desperdício de água do Nordeste.

Redação Paraíba Geral com Informações
Vídeo: Jornal da Globo
Foto: Reprodução da Internet

Deixe um comentário