Vereador Gilberto consegue cadastramento gratuito do CAR para agricultores

10/11/2017 17:130 comentários

Giberto e comitivaA prefeitura Municipal de São Vicente do Seridó, através da secretaria Municipal de agricultura, está oferecendo um cadastrador para fazer o cadastramento Ambiental Rural (CAR) GRATUITO.

Sendo assim aqueles que ainda não conseguiram realizar seu cadastro procure a Secretaria de Agricultura e faça seu agendamento para realizar o cadastramento GRATUITO.

A iniciativa da proposta foi do vereador Gilberto de Zuzú (PDT), que aprovou requerimento na Câmara de vereadores, pedido que a gratuidade do cadastramento (CAR) fosse assegurada.

O CAR – CADASTRO AMBIENTAL RURAL É GRATUITO

Cadastro Ambiental Rural (CAR) é gratuito. Essa condição é garantida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que capacitou mais de 30 mil pessoas em todo o Brasil para auxiliar os proprietários rurais. Aqueles que não têm acesso à internet ou sentem dificuldade para realizar o cadastro pelo site  (www.car.gov.br) podem procurar sindicatos, cooperativas e secretarias de Meio Ambiente e Agricultura de sua cidade para receber apoio.

O CAR é um registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. O objetivo do cadastro é promover a identificação e integração das informações ambientais das propriedades e posses rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.

O documento não tem valor fundiário, não podendo ser cobrado por cartórios para registrar escrituras de imóveis. Porém, a partir de 2017, as instituições financeiras cobrarão o CAR como pré-requisito para conceder crédito aos produtores rurais.

Capacitação

O curso de capacitação do CAR (CapCAR) formou 31.977 pessoas até maio de 2015, inscritas em quatro turmas. A formação, oferecida pelo MMA e ministrada pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi totalmente gratuita.

“Fazemos a analogia com o Imposto de Renda, em que muita gente prefere pagar alguém para fazer. Para o CAR, não é o caso de gastar dinheiro porque capacitamos um número alto de pessoas para prestar esse serviço gratuitamente”, diz o secretário-executivo do MMA, Francisco Gaetani.

Uma cartilha com orientações básicas sobre o CAR está disponível para quem tiver dúvidas pontuais. Para baixar, clique aqui.

A reportagem do Paraíba Geral procurou o vereador Erivam dos Anjos Leonardo (PT do B) de São Vicente do Seridó-PB, porém o parlamentar não quis falar sobre o assunto.

Na semana Passada, o vereador Teófilo Silva, disse na tribuna que Erivan Anjos, então funcionário público, lotado na secretaria da agricultora, se beneficiou com a cobrança para realizar o cadastramento que deveria ser gratuito. Erivan Anjos, hoje é vereador e ao ser procurado por nossa reportagem, não quis comentar o assunto.

Da redação Paraíba Geral
Foto: Reprodução da Internet

Deixe um comentário