VOX POPULI – Lula lidera em SP terra de Alkimin e tem o triplo dos votos de Ciro no Ceará

19/12/2017 16:080 comentários

Ciro e LulaO detalhamento da mais recente pesquisa CUT/Vox Populi sobre a corrida presidencial mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com folga até mesmo no estado de São Paulo, principal reduto do PSDB. 

No plano nacional, em um cenário com cinco postulantes à Presidência, Lula lidera com 45% do voto estimulado, seguido por Bolsonaro (15%), Marina Silva (7%), Alckmin (6%) e Ciro Gomes (3%). Brancos e nulos somam 14%. Não responderam 11% dos entrevistados.

Em São Paulo, no cenário de 10 postulantes, Lula segue na liderança com 28% do voto estimulado. Na sequência, vem Bolsonaro (14%) e Alckmin (9%). Marina Silva e Joaquim Barbosa somam, cada um, 4% das intenções. Ciro Gomes tem 1% e os demais candidatos não chegaram a pontuar. Brancos, nulos e indecisos somam 40%.

No voto espontâneo, em que não é apresentado o nome dos candidatos, Lula também lidera com 28% do votoso eleitores paulistas, seguido por Jair Bolsonaro (com os mesmos 15%) e Alckmin (11%). Marina Silva tem 5% das intenções de voto e Ciro Gomes, 2%. Brancos, nulos e indecisos somam 40%.

No voto espontâneo, Alckmin também figura em terceiro lugar. No Brasil, Lula lidera com 38% das menções, seguido por Bolsonaro (11%), Alckmin e Marina Silva, com 2% cada um deles. Em São Paulo, o petista segue na dianteira com 26%, à frente de Bolsonaro (11%) e do governador paulista (5%). A ex-ministra Marina Silva segue em 2% das intenções.

O Vox Populi consultou, de 9 a 12 de dezembro, 2 mil brasileiros com mais de 16 anos de idade, residentes em 118 municípios de todos os estados e do Distrito Federal, em áreas urbanas e rurais. A margem de erro é de dois pontos percentuais, estimada em um intervalo de confiança de 95%.

CEARÁ

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (19), mostra que o ex-presidente Lula (PT) tem quase o triplo das intenções de votos de Ciro Gomes (PDT) para a Presidência da República, no Ceará 

Em cenário estimulado, o petista aparece com 43,7%, contra 15% do ex-ministro. Em seguida estão Jair Bolsonaro (PSC), com 14,1%; Geraldo Alckmin (PSDB), com 5%; Marina Silva (Rede), com 3,8%; e Álvaro Dias (PV), com 2,3%. Henrique Meirelles (PSD), João Amoêdo (Novo) e Manuela D’ávila (PCdoB) têm menos de 1% cada. 11,5% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados e 3,7% disseram não saber. 

Em eventual cenário sem o ex-presidente Lula, no entanto, Ciro Gomes aparece na liderança, com 30,8%, seguido por Jair Bolsonaro, com 16,4%; Marina Silva, com 8,6%; Geraldo Alckmin, com 6,5%; Jaques Wagner (PT), com 3,4%; e Álvaro Dias, com 3%. Henrique Meirelles, João Amoêdo e Manuela D’ávila aparecem com menos de 1% cada. Outros 24,5% afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados e 4,6% disseram não saber.

Rejeição a Temer

O levantamento também mostra 88,1% da população cearense desaprova o governo Michel Temer (PMDB), contra apenas 8,4% de aprovação. Outros 3,5% disseram não saber ou não opinaram. 

Para a realização da pesquisa, foram entrevistados 1.520 eleitores em 54 municípios do Ceará, entre os dias 11 e 15 de dezembro. O grau de confiança é de 95%  para uma margem de erro de aproximadamente 2,5%.

Brasil247

 

Deixe um comentário